BEM VINDOS!!

SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA VER NO MUNDO

Gandhi

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A HUMANIDADE TEM SALVAÇÃO?

A violência hoje se espalha por todos os cantos, parece que os seres humanos perderam o senso do que é de fato o significado da palavra "ser humano",  hoje a humaninadade esta "sendo" qualquer coisa, menos humanos, se perdeu o conceito de fraternidade, de solidariedade, de paz, de convivencia social. 
Cobra-se um desenvolvimento intelectual das pessoas fazendo com que todos os sentimentos fiquem esquecidos; a era das máquinas, do espaço digital, transforma as pessoas em máquinas, repetindo sempre as mesmas atividades, destruindo assim a capacidade que cada um tem de criar, de se enriquecer com novos valores espirituais.
O que fazer? Há de fato algo que possa ser feito? D
iante de tudo que passa a sociedade atual, só existe uma maneira eficiente de fazer com que desponte um novo tempo, uma nova sociedade: a educação.
Mas aqui ao falar de educação, se fala de educar no sentido de cultivar, fazer brotar, elevar, fazer crescer, não de maneira automátical, mas de forma integral, para que o educando possa ser o cidadão honrado que todos desejam encontrar na sociedade da qual se faz parte. 

É necessário que os professores e os pais tenham a conscienciaque é necessário educar para amar, e amar para educar .   Aos pais não basta amar, é preciso que seu amor seja firme, sem tirania. Aos mestres não basta instruir, transmitir informações áridas, sem o real enriquecimento do conteúdo com o tempero do afeto.
É preciso que haja uma união de forças entre pais e mestres para que se consiga o êxito na reforma moral da humanidade.... É preciso que o ser humano passe a ser o tesouro mais valioso do planeta, para que entenda o papel que lhe cabe na obra do Criador.
É preciso que não se tente resumir o ser humano a uma simples máquina de fazer sexo, fabricar dinheiro, se projetar sob as luzes transitórias dos holofotes da fama.
É preciso que se compreenda a realidade imortal do ser humano.
É preciso que se entenda, de vez por todas, que o ser humano não é um amontoado de ossos e músculos, numa breve experiência espiritual.
O homem é um ser espiritual, vivendo uma breve experiência num corpo carnal, frágil e perecível.

Quando de fato isso acontecer, talvez veremos no lar, que é a primeira escola, as crianças aprendendo o respeito ao semelhante, a dignidade, a honradez, a liberdade intelectual, o respeito a si mesma e ao próximo, e, na escola, com mestres conscientes do seu nobre dever, aprenderiam as lições para iluminar o intelecto, mas sempre acompanhadas com os componentes do amor e da ternura.
Eis uma receita infalível...
Eis a solução para banir, definitivamente, a violência da face da Terra.
A educação sem um propósito de transcendência, de ir um pouco mais além, é uma idéia vazia e estreita e pode sempre se tornar instrumento de manipulação dos poderes sociais. 

“A educação é uma arte particular, exige qualidades morais que não são dadas a todos os homens, tais como sabedoria, firmeza, paciência, vontade e força para dominar as próprias paixões;
Exige profundo conhecimento do coração e da psicologia do ser humano, além do conhecimento dos meios mais apropriados para desenvolver no aluno as faculdades físicas, intelectuais e morais necessárias ao seu crescimento.
A educação é uma arte que precisa ser estudada, do que resulta que o professor é, ele próprio, um eterno aprendiz”.
Vamos nos unir então, pais e professores, para que possamos construir nas mentes de nossos filhos uma estrutura firmada em valores nobres que garantam a construção de um mundo melhor.


Fica aqui a letra de uma música para reflexão:

Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto

Legião Urbana

Quando o sol bater
Na janela do teu quarto,
Lembra e vê
Que o caminho é um só,
Porque esperar
Se podemos começar
Tudo de novo?
Agora mesmo,
A humanidade é desumana
Mas ainda temos chance,
O sol nasce pra todos,
Só não sabe quem não quer,
Quando o sol bater
Na janela do teu quarto,
Lembra e vê
Que o caminho é um só,
Até bem pouco tempo atrás,
Poderíamos mudar o mundo,
Quem roubou nossa coragem?
Tudo é dor,
E toda dor vem do desejo,
De não sentimos dor,
Quando o sol bater
Na janela do teu quarto,
Lembra e vê
Que o caminho é um só.
Composição: Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá