BEM VINDOS!!

SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA VER NO MUNDO

Gandhi

quinta-feira, 30 de junho de 2011

DISCO FURADO

REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE É TRANSFERIDA!!
REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE  É TRANSFERIDA!!
REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE É TRANSFERIDA!!
REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE É TRANSFERIDA!!
REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE É TRANSFERIDA!!
REUNIÃO DO GOVERNO COM O SINTE É TRANSFERIDA!!

SENHOR GOVERNADOR TOME VERGONHA NA CARA!!


O MAGICO DE ÓZ (Blog Moacir Pereira)

“Um dia a mais, uma semana a mais e paciência de menos!
Leio as manchetes e fico como um boneco “João Bobo” sorrio, entristeço, sorrio, entristeço!… Parece loucura, em uma mesma semana as coisas andam pra frente e pra trás, pra frente a pra trás. Fico pensando… Estou insana ou o mundo enlouqueceu!
No início a greve lembrou-me uma história poética, poética, gloriosa, por idéias e ideais! Agora parece uma fábula louca! Não somos Dom Quixotes! Somos “Dorothys” perdidos em um mundo louco e tentando voltar pra casa, nesse caso para as escolas, e nem temos sapatos mágicos.
Temos sim, um leão, no caso, Colombo, um homem muito bom em falar em público, convencendo e persuadindo pessoas sobre suas idéias antes das eleições, mas que na hora de tomar uma atitude provou não ser realmente como parecia, vive viajando e nunca está para negociar ou decidir; Um espantalho sem cérebro, esse representa nosso secretário de educação, que até agora so soube colocar os pés pelas mãos, nunca vi uma pessoa tão desinformada do cargo que ocupa. E, por fim, o Homem de Lata, sem coração representado por Eduardo, nosso vice-governador, esse, fica lá na sombra sem sujar seu partido ou suas mãos! Não está nem ai! Vou poupar Deschamps, mal ou bem tem trabalhado, e muito. As bruxas do oeste e do leste podem ser Luiz Henrique e Paulo Bauer, que tem uma grande responsabilidade em toda essa poca vergonha. Tem uma bruxa da ilha que não tem em Oz, mas existe em Florianópolis, amedrontando diretores e assistentes de educação. Preciso citar o nome?
É isso, estamos todos perdidos, nas mãos de pessoas que não estão nem ai! E ainda vem com discurso de preocupação com alunos catarinenses e pressa de volta as aulas, ou de estar aberto ao diálogo, quando recorre na ação de ilegalidade da greve afirmando que é um precedente ináceitavel!. Alguém mais acredita? Para!
E parece que está tudo normal, os presos fogem vira escandalo. Marcha em favor da legalização da maconha, manchete. Neve em todos os jornais. Milhares de alunos em casa, uma sequência de desmandos, trapalhadas, reuniões marcadas que não acontecem, decições não decididas… E? Nada!
O que temos que fazer para que essa situação se resolva? uma fuga em massa? Sair pelas ruas defendendo algo que escandalize as pessoas mais tradicionais? Nevar não dá! Já fizemos cartas, e-mails, monções, passeatas, panelaços, recorremos a justiça, missas, velas, bençãos…. E? Nada.
Esqueci-me de um personagem, tão importante quanto a Dorothy, o mágico! É isso precisamos encontrar um mágico! Urgente!

Patricia dos Reis da Silva.”

APOIO DO PADRE PEDRO A NOSSA GREVE




Reunião de pais realizado na Imbuia para esclarecer os motivos da Greve estadual da classe do magistério.
O padre da cidade que participou da reunião, no momento que foi liberado o microfone para os pais e presentes, pediu a palavra e descreveu o que ele acha da greve, dirigindo a palavra aos pais e demais presentes.
Na reunião da cidade de Imbuia, estavam presentes os pais convidados, pessoas da comunidade, professores da própria cidade, de Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Ituporanga, além do pessoal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação regional de Ituporanga.

QUEREMOS ACORDO DA GREVE


A situação esta cada vez mais insustentável, o que a educação significa para esse governo?
O que se vê é um descaso, uma hostilidade sem precedentes, esse governo pensa que somos ignorantes, que não temos convicções da nossa luta? Que estamos lutando cegos, sem saber das leis que nos amparam?

SENHOR RAIMUNDO COLOMBO, excelentíssimo governador do Estado de Santa Catarina,  você foi eleito pelo povo, com o intuito de defender os direitos do cidadãos catarinenses, é com este total descaso a educação que o senhor o faz?

Estamos praticamente um mês e meio lutando contra seu governo intransigente, que se coloca acima de todas as leis.

QUE VERGONHA GOVERNADOR, a luta não é somente nossa, mas de toda sociedade catarinense, será que o senhor não tem acesso aos meios de comunicação, será que certas informações não chegam ao seu conhecimento?

OS PAIS ESTÃO ORGANIZADOS, em prol do fim da greve, mas não querendo que os professores voltem de mãos abanando como o senhor almejou até agora, querem que o senhor utilize do bom senso para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2011/06/29/carta-dos-pais-ao-secretario/?topo=67,2,18,,,67

Mas... enquanto isso...
Marca-se reunião com o SINTE, o senhor e o excelentíssimo Secretário da Educação, vão cumprir agenda no Oeste do estado, SOMOS NÓS QUE NÃO DAMOS ABERTURA A ESSE GOVERNO NAS NEGOCIAÇÕES?

O Tribunal da Justiça, determina que o dinheiro descontado em nosso pagamento seja reposto, mais uma vez o senhor tenta burlar a lei recorrendo contra a determinação, LEIS significam o que para o senhor GOVERNADOR??

Esta em início de mandato e pensa que pode governar com mãos de ferro, e que nós povo ordeiro, trabalhador, hospitaleiro... vamos fechar os olhos e aceitar uma ditadura em pleno 2011?

SENHOR COLOMBO, SUAS ATITUDES SERIAM CÔMICAS SE NÃO FOSSEM TRÁGICAS.

Penso que diante de tudo que vimos até agora de seu governo, o senhor não tem a miníma capacidade de governar este estado.

GOVERNADOR, COMO DIZIA SEU SLOGAN: POVO TEM NOME, POVO TEM ROSTO E ENDEREÇO, e neste momento o senhor esta pisoteando no "povo" que que em vários anos de sua vida, foram seu alicerce!


Chega de vergonheira governador, tome uma posição decisiva e coerente para que este impasse se resolva de uma vez!


ABAIXO A DITADURA, VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO, ONDE LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM CUMPRIDAS!!





quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mensagem apresentada em assembléia com os pais em esclarecimento a greve

ESSA POSTAGEM É UMA ADAPTAÇÃO DO TEXTO DA PROFESSORA ELIZETE GADOTTI:


EXPERIÊNCIA :

Ja fiz o que podia e o que não podia para fazer um cursosuperior  na área de educação;
Aprendi na faculdade com meus mestres, inúmeras práticas para levar o aluno a construir o conhecimento;
Ja trabalhei em vários interiores de minha cidade, trabalhando com quatro turmas juntas, fazendo merenda, limpeza e horata escolar, indo de transporte escolar, e na falta as próprias pernas;
ja me utilizei da moto para trabalhar durante varios anos, independente de fazer chuva ou sol, calor, ou uma gelada manhã de geada;
Já trabalhei varios anos de ACT, até me efetivar por concurso público na Rede de Ensino do Estado de Santa Catarina,
Ja vibrei com cada com cada aluno meu, que conseguiu ler a primeira silaba, e mais ainda ao escrever as primeiras palavras,
Ja almocei e continuo almoçando na escola, por n ter condições de ir e voltar;
Ja trabalhei 60 horas, árduas 60 horas que me faziam ausentar-se de manhã, a tarde e a noite, chegando em casa depois das 23:00 e dar um beijo de boa noite em meu filho que ja se encontrava dormindo;
Já fui a velórios de pais e avós de alunos, e o mais dolorido, ja fui a velórios de alunos;
Já fui pegar alunos gazeando aula;
Já chorei muito ouvindo histórias de vida de meus alunos;
Já esqueci o nomede muitos, mas não esqueci seus rostos, ou seu jeito;
Já vi colegas de trabalho levar agressões de alunos, e nada acontecer;
Ja vi profesores pagando pena, por uma palavra mal dita a um aluno;
JÁ PENSEI MUITAS VEZES EM DESISTIR;
Já vi alunos envolvidos em drogas, e não tive forças nem apoio para tirá-los;
Já vi alunos adolescentes, bebendo e fumando sem medo ou responsabilidade;
ja separei brigas de alunos;
Já tive medo de alunos, mas enfrentei muitos;
jä os defendi em muitas situações;
Já socorri alunos machucados, com fraturas...
Já participei de passeatas, gincanas, manifestações...
Já vi pais tirando alunos da escola para trabalhar;
Já vi alunos desanimados e sem objetivo;
Já vi alunos chorarem por seu primeiro amor;
Ja chorei ao ver uma amigo partindo da escola, ou msm dessa vida;
Ja acompanhei amigos de profissão lutando contra cancer, estress, depressão...
Foram tantas experiencias e muitas q ainda virão, que ficarão fotografadas nas lentes da emoção, fico a pensar em  todo que foi sitado aqui, relembrando tudo, dos anos dedicados a educação e tudo que ja vivi, fico a pensar em meus colegas de profissão, que o dobro ou até mais tempo de serviço que eu. QUANTA EXPERIENCIA TEM?
Diante de tudo que esta acontecendo com a educação, me pergunto:
SERÁ REALMENTE NECESSÁRIO TER EXPERIENCIA?
VALE A PENA AINDA SONHAR COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?
Preciso perguntar:
Experiencia pra que?
Será que escolhi a profissão errada?
Faculdade, pos graduação, cursos de aperfeiçoamento, formação continuada, pra que?
Será que educação um dia será prioridade para algum governante desse estado?
Será que somos NÓS que estamos errados?
Será que a experiência que temos, que vivemos será desconsiderada, em míseros reais?
Vocês acham que podemos aceitar isso?????
SINCERAMENTE

domingo, 19 de junho de 2011

SECRETARIA DO ESTADO LANÇA ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE!!

A Secretaria da Educação divulgou esta tarde o seguinte “ESCLARECIMENTO”:




“Em abril, os professores da rede estadual entraram em greve para que o novo piso nacional fosse cumprido em Santa Catarina. O Governo do Estado concordou com essa reivindicação. E foi além, estabelecendo um piso inicial ainda maior para a categoria. Com essa medida, o governo atendeu aos professores e cumpriu integralmente a nova lei. Mesmo assim, a greve

prosseguiu. Por semanas, o Governo negociou com transparência, diálogo e, acima de tudo, respeito aos professores. Porém, a cada pedido atendido, novas exigências eram feitas.

Infelizmente, o que o sindicato dos professores quer, agora, ultrapassa todos os limites financeiros do Estado. Ir além é uma irresponsabilidade que o governo não pode e não irá cometer. Por isso, em nome do direito das crianças catarinenses, pedimos aos professores que compreendam os esforços já feitos e retornem às aulas, pois somente através desse gesto um novo diálogo será possível.”

QUEREM SABER A RESPOSTA DA IMAGEM ACIMA? LEIAM O RESTANTE DO POST COM MUITA ATENÇÃO:



Eu não aguento mais!!!!!!!!!!!!!
Como pode tanto descaramento desse governo ele afirma que concorda com nossa greve "E foi além, estabelecendo um piso inicial ainda maior para a categoria. Com essa medida, o governo atendeu aos professores e cumpriu integralmente a nova lei. Mesmo assim, a greve prosseguiu. Por semanas, o Governo negociou com transparência, diálogo e, acima de tudo, respeito aos professores. Porém, a cada pedido atendido, novas exigências eram feitas."
Onde esta o piso maior para nossa categoria? o piso maior que ela afirma ai, foi somente aos professores que estão em início de carreira, TRANSPARENCIA? DIÁLOGO? RESPEITO? Se esse governo fosse de fato transparente como afirma, teria deixado claro a população qual foi o respeito que teve a nossa categoria:
  1. Lança uma medida provisória pagando o piso para quem não recebia, explicando isso claramente, temos um plano de carreira, esse pagamento de piso atingiu somente pessoas sem formação, ou em início de carreira, e os outros que ja batalharam tanto? Estudaram tanto? podem sair perdendo?
  2. Diálogo?? lança outras duas tabelas, nossa!!! aumentou o vencimento de todos!!! PALMAS PRA ELE!!!!! sem vergonha... por que não explicou a população que diminuiiu nossa regencia de classe, ou outras gratificações fazendo assim perdermos direitos a muitos anos em nosso plano de carreira? TROCOU 6 POR MEIA DÚZIA...
  3. quais novas exigencias fizemos senhor governador? Não deixar que o senhor achatasse nosso plano de carreira?? isso n é nova exigencia é direitoooo!!
  4. DIÁLOGO, TRANSPARÊNCIA, RESPEITO, são palavras que o governo do estado realmente não sabe o significado.
Infelizmente, o que o sindicato dos professores quer, agora, ultrapassa todos os limites financeiros do Estado. Ir além é uma irresponsabilidade que o governo não pode e não irá cometer. Por isso, em nome do direito das crianças catarinenses, pedimos aos professores que compreendam os esforços já feitos e retornem às aulas, pois somente através desse gesto um novo diálogo será possível.”


Ultrapassa os limites financeiros? CARAS DE PAU!! Expliquem a população catarinense que vocês estão utilizando o dinheiro do FUNDEB para outros fins e n na educação como manda a lei! (Engraçado, como gostam de descumprir leis!!)
NÓS PEDIMOS EM NOME DAS CRIANÇAS CATARINENSES, CUMPRAM A LEI, E FAÇAM DE FATO ALGUM ESFORÇO, PARA QUE POSSAMOS VOLTAR A SALA DE AULA SEM COMPROMETER O ANO LETIVO!!







sexta-feira, 17 de junho de 2011

CONTINUAMOS LUTANDO

As 13:30 horas de ontem (16/06/2011), estava eu pronta para mais uma batalha...
Desta vez mais temerosa que nunca, temerosa por chegar na assembléia, e ficasse decidido que tinhamos perdido tudo: A incorporação do piso, as regencias em niveis menores, mas principalmente nossa DIGNIDADE. Sim pois dependendo da maioria hj msm estariamos voltando as escolas (algo que esta mais do que na hora), mas estariamos voltando de cabeça baixa, vencidos, derrotados.
 Sentei-me em  expectativa, o que será que meus colegas estavam pensando? Aceitar tudo que o governo fez com nossa folha de pagamento e voltar as escolas, ou mais uma vez continuar na luta? Mesmo sabendo que para isso sofreríamos punições, e a principal delas, é chegar ao final do mês com nossa folha de pagamento zerada, sabendo que TODOS dependem do salario que ganham pra sobreviver?
O comando de greve deixou claro que o governo não ia avançar nas negociações. Pensei: pronto por medo desistirão... EQUIVOQUEI-ME...
Os depoimentos que ouvi nesta tarde me fizeram mais uma vez ter orgulho em pertencer a classe dos trabalhadores em educação de Santa Catarina... não há como definir em palavras e emoção sentida a cada depoimento...
Foi com lágrimas nos olhos que mais uma vez decidimos pela continuidade da greve!

 Lágrimas nos olhos por sabermos de todo o transtorno que a greve provoca, e a vontade de voltar a escola, e principalmente por ver o descaso deste governo para com a educação... estamos angustiados por vermos o ano letivo passando, e o governo continuar afirmando que esta cumprindo a lei!!!
Mas diante de toda a angustia, por mais que tenhamos vontade em voltar, não há como, se nós não lutarmos, quem vai lutar???
Só nos resta ajoelhar e orar, orar muito para que este governo descarado ponha a mão na consciencia, e perceba o mal que esta fazendo a toda a sociedade catarinense!!
Pais e alunos nos desculpem, mas não há como voltarmos neste momento de mãos abanando! Nos entendam e nos apoiem!
obrigada

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CARAS E BOCAS!!!

QUEM É ESSE HOMEM?

VAMOS CONHECÊ-LO?
DURANTE A CAMPANHA POLÍTICA:


O ANJO PROTETOR DAS "PESSOAS"... O ILUMINADO, IRIA MUDAR TUDO, INVESTIR EM EDUCAÇÃO, TRATAR AS PESSOAS COMO SERES HUMANOS...

ESTA MOSTRANDO PARA QUE VEIO:

ENGOLIRMO-NOS COMO SE FOSSEMOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, VENENOSOS...


UM GOVERNO Q ESTA MOSTRANDO SUA VERDADEIRA FACETA!



QUER ACABAR COM A EDUCAÇÃO PARA PODER CONTINUAR MANIPULANDO VOTOS!!


NÃO RESPEITA LEIS, NÃO RESPEITA PROFESSORES, PAIS, E ALUNOS, POIS SE ASSIM O FIZESSE, JA TERIA CUMPRIDO A LEI DO PISO...


PARA QUEM NÃO RECONHECEU NA PRIMEIRA FOTO, AI ESTA A VERDADEIRA CARA DO GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, CARA DE PAU, MENTIROSO...

CHEGA RAIMUNDO COLOMBO, CHEGA DE PALHAÇADA, NOS PAGUE O QUE A LEI DETERMINA, E TENHA PELO MENOS UM PINGO DE HONESTIDADE NOS DIRCURSOS QUE DEU NA CAMPANHA PARA GOVERNADOR!!

DESISTIR??

Rostos cansados, semblantes mais que abatidos, essa é a realidade de nossos guerreiros profissionais em educação neste momento. Acabo de chegar de mais um ato público, no início da tarde parecia que todo o gás que tinhamos, tinha ido embora, mas aos poucos os semblantes foram mudando, o entusiasmos foi voltando, e ali estavam guerreiros de pé, prontos pra batalha, batalha esta que se estende a quase um mês, parece q estamos dando murro em ponta de faca, mas n estamos; nem mesmo estamos dando murros, estamos apenas lutando por algo que é nosso de direito, por lei!!. Estamos lidando com um governo safado, que tenta MANIPULAR A OPINIÃO DA COMUNIDADE CONTRA NÓS! Afirma com todo poder que esta cumprindo a lei do piso, e quem não tenta se informar pelo menos um pouco cai na conversa.
Hoje mo ato público em Ituporanga, um pai pediu a palavra, com a voz indignada, nos questionou: QUANDO QUE ESSAS AULAS VÃO SER REPOSTAS?
sabe entre essas e outras perguntas nos ficou claro, que ele achava que nós pelo fato de estarmos reinvidicando nossos direitos eramos os culpados de tudo. Ficamos indignados, por que se tem q culpar alguém por esse impasse a culpa é unica e exclusivamente desse governo HIPÓCRITA, que mesmo depois de provado por A mais B que o dinheiro existe, que o que acontece é desvio do dinheiro para outros fins, continua afirmando que não tem como pagar o piso da forma correta por que não tem dinheiro.
NÃO PODEMOS RECUAR AGORA, se desistirmos agora vamos concordar com o que o pai tentou afirmar, seremos CULPADOS!
Culpados por termos parado até agora por NADA, culpados por ter feito exatamente o que o governo quer: ``colocar o rabo no meio das pernas'' e voltar dizendo amém.
Entramos na luta e entramos pra vencer, só podemos recuar depois da batalha vencida, porque armas é o que não nos falta, e a maior arma que temos é a LEI. Não estamos dando tiros no escuro, sabemos exatamente onde esta nosso alvo, e enquanto não darmos o tiro certeiro, continuaremos "atirando".






segunda-feira, 13 de junho de 2011

RESSURGINDO DAS CINZAS!

Mais um novo dia, a angústia de nossa classe aumenta. Eu particularmente estou desanimada, não digo aqui que estou desanimada para lutar, mas desanimada em ver tanto descaso, tantas pessoas que ainda não conseguiram entender o porque desta greve!
Dia 18 completam-se um mês de greve, corremos o risco de chegar ao fim do mês com nossa folha de pagamento zerada, o pior é ouvir que a gente esta parado pq é preguiçoso, pq n gosta de trabalhar! Fico perplexa...
Que tipo de educação querem no futuro? Será que ja não basta professores sobrecarregados com cargas cheias de trabalho, para poderem se sustentar? Querem que no futuro as pessoas que ocuparem nosso lugar não sejam de fato professores? Digo isso por que se aceitarmos a situação da forma que está, me respondam: QUEM VAI QUERER INVESTIR EM UMA FORMAÇÃO PRA SER PROFESSOR? Hoje ja ocorrem "leilões" de aulas por falta de profissionais capacitados. A EDUCAÇÃO PODE SOCORRO!!!
Nossa luta não é somente em nosso benefício, mas em benefício da educação brasileira. A cada nova visita que estamos fazendo as escolas, PEDINDO, IMPLORANDO, para que todos os profissionais de educação apoiem a causa, saio mais e mais angustiada, teriamos nós que implorar a classe para lutar por aquilo que de direito é nosso?
Temos como objetivos nas escolas, formas cidadãos autônomos, capazes de reinvidicar seus direitos, capazes de modificar a realidade em que estão inseridos. Mas me digam como vamos fazer isso se os próprios professores não são capazes de exercer sua cidadania? Parabéns a cada uma e cada um de vcs que esta na luta, que esta a cada novo dia reerguendo-se das cinzas, ao final da greve por pior q pareça nossa situação,faremos como a fenix: resurgiremos das cinzas, e o que é mais bonito COM TODA DIGNADE DO MUNDO, DE CABEÇA ERGUIDA, POR SABER QUE MOSTRAMOS EXEMPLO DE CIDADANIA A NOSSOS ALUNOS!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NÃO PODEMOS DESISTIR AGORA

Obtive informações que alguns grupos de professores estão pensando em retornar nesta segunda feira para as escolas. Por meio deste email, não venho aqui dizer o que vcs devem ou não fazer, mas como trabalhadora em educação venho a vcs fazer um pedido. Estamos em uma encruzilhada, temos dois princiapis caminhos a seguir, retornar as escolas e fazer exatamente o que o governador esta esperando que a categoria faça, ou ficar firme na luta por mais dificil que pareça. Penso que este momento vai ser crucial para nossa luta até agora estavamos na greve, mas poucas ameças tinham nos chego, e agora elas estão chegando, é neste momento que devemos estar mais unidos do que nunca estivemos; mostrar que nossa classe se manterá firme e unida! Mostrar que ao contrário do que o governo esta apostamos, unidos somos fortes!! Sou ATP da escola de EEB Frei Manoel Philippi, no decorrer da greve de mais ou menos 40 prefessores q temos, estavamos em 10 na greve, fomos a escola e conversamos mais uma vez com o grupo, explicando que o governador vai se reunir co os deputados segunda feira e q neste momento precisamos do apoio de TODOS!! Nossa escola segunda e terça no minimo parou 100%. O MOMENTO DE MOSTRARMOS FORÇA É AGORAAAAAA. Peça a cada uma e a cada um de vcs NÃO DESISTAM DA BATALHA AGORA, se desistirmos agora nossa batalha estará perdida! Peço que cada uma e cada um de vcs tirarem do intimo a maior força possivel... VAMOS A LUTA!! lembrem-se da musica da Leci Brandão e vamos sentir orgulho na parte que canta: batam palmas pra eles tu tu batam palmas pra eles tut batam palmas pra eles eles merecem!!! VAMOS SER MERECEDORES DAS PALMAS NO FINAL DE NOSSA BATALHA, NÃO DESISTAM AGORA -- Atenciosamente: Andréia Franzen Assistente Técnica Pedagógica EEB Frei Manoel Philippi - IMBUIA SC matricula: 333533-0-03

terça-feira, 7 de junho de 2011

COMUNICADO

Venho por meio deste,INFORMAR AOS municípios da 13ª SDR de Ituporanga, que a GREVE dos profissionais do Magistério Público Estadual CONTINUA. O motivo que leva os profissionais a permanecerem em GREVE, é devido o Governo do Estado NÃO CUMPRIR na íntegra com a LEI do Piso Nacional do Magistério, achatando o PLANO DE CARREIRA, bem como por reduzir as gratificações de regência de classe dos professores de 40% para 25% e de 25% para 17%, bem como, as gratificações de função dos Assistentes Técnicos Pedagógicos e Assistentes de Educação de 25% para 15%. Ao invés do Governo valorizar os profissionais do Magistério, está tentando nos iludir e mostrar para sociedade algo irreal. Nesta quarta-feira 08/06, o comando de greve estadual se reunirá com o Governador Raimundo Colombo para tentar entrar em um novo acordo. Na quinta-feira 09/06, será realizada Assembléia Estadual, no município de Florianópolis, para que seja decidido se a greve continua ou não. Esta decisão depende das propostas do governo em relação a valorização profissional. Devo lembrá-los que o Estado teve prazo desde 2008 para se adequar a esta LEI, e caso não tivesse condições para o cumprimento, o mesmo deveria justificar o por que de não ter condições, e assim, o governo federal auxiliaria para o cumprimento da LEI, mas preferiu recorrer na justiça e acabou perdendo. E agora? ESTAMOS EM GREVE EM FAVOR DO CUMPRIMENTO DE UMA LEI. Nós, profissionais da educação, estamos preocupados e muito com nossos alunos, bem como, com a valorização de nossa formação. Este é o momento, e por isso pedimos o apoio de todos. Pois, dinheiro tem, o problema é que está sendo desviado para outros fins. QUEM NÃO INVESTE NA EDUCAÇÃO, NÃO SABE O PREÇO DA IGNORÂNCIA

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MULHERES

Outro dia, a Adriane Galisteu deu uma entrevista dizendo que os homens não querem namorar as mulheres que são símbolos sexuais. É isto mesmo. Quem ousa namorar a Feiticeira ou a Tiazinha? As mulheres não são mais para amar; nem para casar. São para "ver". Que nos prometem elas, com suas formas perfeitas por anabolizantes e silicones? Prometem-nos um prazer impossível, um orgasmo metafísico, para o qual os homens não estão preparados... As mulheres dançam frenéticas na TV, com bundas cada vez mais malhadas, com seios imensos, girando em cima de garrafas, enquanto os pênis-espectadores se sentem apavorados e murchos diante de tanta gostosura. Os machos estão com medo das "mulheres-liquidificador". O modelo da mulher de hoje, que nossas filhas ou irmãs almejam ser (meu Deus!), é a prostituta transcendental, a mulher-robô, a "Valentina", a "Barbarela", a máquina-de-prazer sem alma, turbinas de amor com um hiperatômico tesão. Que parceiros estão sendo criados para estas pós-mulheres? Não os há. Os "malhados", os "turbinados" geralmente são "bofes", filhos do mesmo narcisismo de mercado que os criou. Ou, então, reprodutores como o Zafir, para o Robô-Xuxa. A atual "revolução da vulgaridade", regada a pagode, parece "libertar" as mulheres. Ilusão à toa. A "libertação da mulher" numa sociedade escravista como a nossa deu nisso: Superobjetos. Se achando livres, mas aprisionadas numa exterioridade corporal que apenas esconde pobres meninas famintas de amor, carinho e dinheiro. São escravas aparentemente alforriadas numa grande senzala sem grades. Mas, diante delas, o homem normal tem medo. Elas são "areia demais para qualquer caminhãozinho". Por outro lado, o sistema que as criou enfraquece os homens. Eles vivem nervosos e fragilizados com seus pintinhos trêmulos, decadentes, a meia-bomba, ejaculando precocemente, puxando sacos, lambendo botas, engolindo sapos, sem o antigo charme "jamesbondiano" dos anos 60. Não há mais o grande "conquistador". Temos apenas os "fazendeiros de bundas" como o Huck, enquanto a maioria virou uma multidão de voyeur, babando por deusas impossíveis. Ah, que saudades dos tempos das bundinhas e peitinhos "normais" e "disponíveis"... Pois bem, com certeza a televisão tem criado "sonhos de consumo" descritos tão bem pela língua ferrenha do Jabor (eu). Mas ainda existem mulheres de verdade. Mulheres que sabem se valorizar e valorizar o que tem "dentro de casa", o seu trabalho. E, acima de tudo, mulheres com quem se possa discutir um gosto pela música, pela cultura, pela família, sem medo de parecer um "chato" ou um "cara metido a intelectual". Mulheres que sabem valorizar uma simples atitude, rara nos homens de hoje, como abrir a porta do carro para elas. Mulheres que adoram receber cartas, bilhetinhos (ou e-mails) românticos!! Escutar no som do carro, aquela fitinha velha dos Beegees ou um cd do Kenny G (parece meio breguinha)...mas é tão boooom namorar escutando estas musiquinhas tranquilas!!! Penso que hoje, num encontro de um "Turbinado" com uma "Saradona" o papo deve ser do tipo: -"meu"... o meu professor falou que posso disputar o Iron Man que vou ganhar fácil!." -"Ah "meu"..o meu personal Trainner disse que estou com os glúteos bem em forma e que nunca vou precisar de plástica". E a música??? Só se for o "último sucesso (????)" dos Travessos ou "Chama-chuva..." e o "Vai serginho"???... Mulheres do meu Brasil Varonil!!! Não deixem que criem estereótipos!! Não comprem o cinto de modelar da Feiticeira. A mulher brasileira é linda por natureza!! Curta seu corpo de acordo com sua idade, silicone é coisa de americana que não possui a felicidade de ter um corpo esculpido por Deus e bonito por natureza. E se os seus namorados e maridos pedirem para vocês "malharem" e ficarem iguais à Feiticeira, fiquem... igual a feiticeira dos seriados de Tv: Façam-os sumirem da sua vida! Arnaldo Jabor
AUMENTO PARA PROFESSORES Afinal, tem ou não dinheiro? Nas últimas semanas, o governo de SC disse repetidas vezes que não tinha dinheiro para bancar o aumento salarial pedido pelos professores em greve. Novos cálculos foram feitos por técnicos da Educação e apresentados à Fazenda, e outra proposta salarial surgiu na quinta-feira. Mas, como foi possível, para o governo, aumentar os gastos máximos mensais de R$ 14 milhões para os atuais R$ 19 milhões? A verdade é que há dinheiro em caixa. A margem de gasto com a folha de pagamento do governo poderia aumentar em até R$ 548 milhões – e sem chegar ao limite máximo. A margem de manobra permitiu que o governo melhorasse a proposta, mas também acendeu a luz de alerta. O governador Raimundo Colombo se apressou em sugerir a criação de grupos de trabalho para avaliar demandas de outras categorias. O cenário foi confirmado, pela primeira vez desde o início da greve, pelo secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps. Nestas páginas, saiba mais sobre as contas do Estado, a aplicação dos recursos para a educação e os problemas que precisam ser resolvidos. Folga na folha A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) limita os gastos do governo federal, estados e municípios com a folha de pagamento. O Executivo, responsável pelos salários do magistério, pode comprometer até 49% da receita líquida com a folha. Para chegar ao limite máximo, o governo de SC teria que gastar pouco mais de R$ 853 milhões este ano. Mas nenhum governo gosta de chegar tão longe. O limite prudencial, de 46,55%, já prevê restrições para quem chegou a este ponto, como a impossibilidade da criação de cargos ou funções que possa significar aumento de despesas. Nas últimas duas semanas, técnicos da Educação fizeram simulações para tentar melhorar os reajustes previstos na tabela da medida provisória (MP) encaminhada à Assembleia Legislativa (AL). Só foi possível apresentar um novo quadro com valores de salário-base porque existe uma folga no orçamento antes de atingir os limites da LRF. Limite ampliado O desafio das simulações, segundo Deschamps, era aplicar o piso de R$ 1.187 para os professores que ganham menos – R$ 609,46. Os técnicos também deveriam conseguir dar ganho real às 84 variações de vencimento da categoria, sem diminuir a remuneração e respeitando o limite imposto pela Fazenda. A possibilidade inicial era de ampliar em R$ 14 milhões os gastos mensais com o magistério. – Já avançamos e estamos chegando a um patamar de R$ 17 milhões ou R$ 19 milhões por mês, em uma folha que era de R$ 146 milhões (mensais) – revelou Deschamps. A necessidade de ampliar o limite surgiu com a resistência do magistério à tabela da MP, que igualava o salário de 31 mil professores em R$ 1.187. Os outros 28,9 mil, na ativa ou aposentados, não receberiam reajuste. Com o sinal verde da Fazenda para ampliar o limite de gastos, o governo propôs uma nova tabela, pela qual os professores que recebem R$ 609,46 passariam para R$ 1.190. Algumas perdas A tabela salarial dos professores, conquista de uma greve feita há 25 anos, prevê 12 níveis e sete outras classificações para cada um deles. Cada graduação contempla um nível diferente de formação, cursos de aperfeiçoamento e tempo de carreira. A nova proposta do Estado ignora o índice de 2,75% de aumento no salário-base vigente entre 21 graduações de um mesmo nível de formação. Iguala, por exemplo, o ganho inicial de 1.678 professores ativos e aposentados que hoje recebem entre R$ 609,46 e R$ 717,19. Faz parte da proposta a redução dos valores pagos para a regência de classe e a extinção de bonificações, como os prêmios Educar, Jubilar e por assiduidade. Apenas o Educar pode significar uma diminuição de R$ 200 para cada professor. Por isso, quem ganha menos também passaria a ter uma remuneração menor com a nova proposta do que com a MP. – Precisávamos fazer uma redistribuição, e quando se avança nos níveis mais altos, é preciso buscar os recursos para contemplar isso. A nova proposta distribui recursos para todo mundo, não apenas para um grupo. Outros servidores A fatia da Educação tem limite, segundo Deschamps, porque a Fazenda está analisando os recursos disponíveis, as perspectivas de arrecadação para este ano e o impacto que reajustes de outras categorias de servidores pode ter para as contas. – O governo tem um olhar mais global, em relação a todas as categorias. Por isso o governador propôs a criação de grupos de trabalho, como foi feito com a Educação, para avançar mais em relação aos valores para a segurança pública, a saúde e as demais categorias. Nunca os 25% Entre janeiro e abril deste ano, SC não apenas gastou menos que os 25% obrigatórios com Educação – índice que deve ser alcançado até o fim do ano –, como também gastou parte dos recursos pagando aposentados. Segundo dados da Fazenda, dos R$ 775,9 milhões gastos com a Educação no período, R$ 130 milhões foram usados para o pagamento de servidores inativos. – Ao fazer isso, o governo está descumprindo um mandamento constitucional – pondera o diretor de controle da administração estadual do TCE, Nevelis Scheffer Simão. Desvio de finalidade Em 2002, o Ministério Público de SC entrou com uma ação civil pública contra o Estado para proibir que recursos do Fundef (substituído pelo Fundeb em 2007) fossem utilizados para pagar aposentados e que as verbas do fundo ficassem em uma conta específica, impedindo que os recursos fossem para outros fins que não a educação. O governo perdeu na primeira instância, em 2004, e recorreu. Dois anos depois, saiu a decisão final, confirmando a de 2004. Sem a conta específica, segundo Deschamps, os recursos do Fundeb entram na base de cálculo da receita líquida. Ou seja, a verba que deveria ser específica da Educação entra na vala comum de onde saem os recursos que pagam as contas de toda a administração – incluindo o Legislativo e Judiciário. Informado de que o governo continua adicionando parte do pagamento de aposentados na conta da Educação, o Ministério Público disse que irá averiguar a situação e, após esta análise, indicará as medidas necessárias. Outros nós para resolver No relatório sobre as contas 2010, o conselheiro do TCE Salomão Ribas Júnior questionou a não aplicação dos recursos do salário-educação no ano passado. Do total arrecadado, R$ 119,17 milhões, R$ 11,45 milhões não foram gastos. Sem contar o saldo não aplicado de R$ 15,48 milhões de anos anteriores. – Diante da situação em que se encontra o sistema educacional no Estado, que sofre com a retirada de recursos financeiros pelo sistema Seitec e Fundosocial, o acúmulo destes superávits se torna incompreensível – escreveu. Ribas questiona os mecanismos de controle do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura (Seitec) e a vinculação de receitas de impostos ao Fundosocial, que tirariam verbas da Educação – R$ 455,21 milhões nos últimos cinco anos, segundo o TCE. Para Deschamps, SC só vai resolver os nós do ensino se reestruturar a secretaria da Educação, otimizando recursos, agilizando processos e descentralizando parte dos recursos para serem aplicados mais rapidamente nas escolas. alessandra.ogeda@diario.com.br ALESSANDRA OGEDA